"Raios de Luz"


quinta-feira, 26 de junho de 2014

As portas do Inferno não prevalecerão contra a Igreja



«A promessa de Jesus - “as portas do Inferno não prevalecerão” sobre a Igreja – compreende as experiências históricas de perseguição sofridas por Pedro e Paulo e outras testemunhas do Evangelho, mas vai além, desejando assegurar a protecção sobretudo contra as ameaças de ordem espiritual; segundo o que S. Paulo escreve na Carta aos Efésios: “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do Mal (espalhadas) nos ares” (Ef 6, 12).

Com efeito, se pensamos nos dois milénios de história da Igreja, podemos observar que nunca faltaram para os cristãos as provações, que em alguns períodos e lugares assumiram o carácter de verdadeiras e próprias perseguições. Essas, no entanto, apesar do sofrimento que provocam, não constituem o perigo mais grave para a Igreja. O dano maior, de facto, provém daquilo que polui a fé e a vida cristã dos seus membros e das suas comunidades, afectando a integridade do Corpo Místico, enfraquecendo a sua capacidade de profecia e testemunho, manchando a beleza de seu rosto.

O Ministério Petrino é garantia de liberdade no sentido da plena adesão à verdade, à autêntica tradição, de tal forma que o Povo de Deus seja preservado de erros concernentes à fé e à moral.

[…]

«As portas do Inferno não prevalecerão sobre a Igreja». Essas palavras podem ter também um significativo valor ecuménico, a partir do momento que um dos efeitos típicos da acção do Maligno é exactamente a divisão no interior da comunidade eclesial. As divisões, de facto, são sintomas da força do pecado, que continua a agir nos membros da Igreja mesmo após a redenção. Mas a palavra de Cristo é clara: “Non praevalebunt - não prevalecerão”.

Queridos amigos, que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo alcancem para vós a graça de amar sempre mais e maisaà Santa Igreja, corpo místico de Cristo, o Senhor, e mensageira de unidade e de paz para todos os homens. Que vos alcancem também o oferecer com alegria para a própria santidade e missão as fadigas e sofrimentos suportados pela fidelidade ao Evangelho!»

Papa Bento XVI
29 de Junho de 2010
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:
- com partituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics