"Raios de Luz"


sábado, 27 de abril de 2013

X Jornada Diocesana da Juventude


No passado Domingo, dia 21 de Abril, o Grupo de Jovens do Sobreiro dirigiu-se a Lisboa para participar na X Jornada Diocesana da Juventude que teve como tema «Ide e fazei discípulos de todas as nações» (Mt 28, 19), que foi dado pelo Papa Emérito Bento XVI na sua Mensagem para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude.

Esta Jornada Diocesana da Juventude teve início no Externato São José das Irmãs Dominicanas - Restelo, onde fomos acolhidos e animados por jovens do CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira) enquanto aguardávamos a chegada de todos os participantes.

Após este primeiro momento com um pouco de diversão, iniciou-se o primeiro tema, falado pelo Pe. Miguel Almeida, sj: “Ontem – Vida de S. Francisco Xavier”, co-fundador da Companhia de Jesus, conhecido como o “Apóstolo do Oriente”, por ter exercido a sua actividade missionária especialmente na Índia e no Japão. Com este exemplo, foi-nos possível compreender as palavras do Papa Emérito Bento XVI: “(…) tomai consciência também do maravilhoso legado recebido das gerações que vos precederam: tantos cristãos nos transmitiram a fé com coragem, enfrentando obstáculos e incompreensões. (…) Ser missionário pressupõe o conhecimento deste património recebido que é a fé da Igreja: é necessário conhecer aquilo em que se crê, para podê-lo anunciar”.

Posteriormente, dirigimo-nos ao nosso local de almoço – Jardins de Belém. Pelo caminho, alguns de nós meditaram num Hino da Liturgia das Horas do Tempo Pascal, normalmente rezado na Hora Intermédia, que nos apela a transmitir a mensagem de Cristo Ressuscitado àqueles que não O conhecem. Este Hino podia ser encontrado numa das páginas do guião deste encontro.

O segundo tema (“Hoje – Ser discípulo e fazer discípulos”) foi abordado por quatro diferentes prelectores, tendo sido realizado no Colégio Casa Pia. Ouvimos Fernando d’Oliveira, colaborador na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Bairro Pe. Cruz, que nos falou um pouco da sua perspectiva e vida como voluntário e como é que promove a evangelização. Depois, ouvimos o casal Archer, casados à 28 anos e com cinco filhos, sobre como é que, mesmo com uma família numerosa, vivem a fé da Igreja e a transmitem aos outros. Por fim, foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, falar-nos um pouco sobre a sua vida como Católico e como é que integra e fala da fé da Igreja para o nosso País, através dos diversos meios de comunicação social.

A seguir, seguimos para a Praça do Império, onde rezamos o Terço, orientado pelas EJNS (Equipas de Jovens de Nossa Senhora), meditando nos Mistérios Gloriosos, pois “A evangelização autêntica nasce sempre da oração e é sustentada por esta: para poder falar de Deus, devemos primeiro falar com Deus” (Papa Emérito Bento XVI).

Voltamos, novamente, para o Colégio Casa Pia, onde nos reunimos com o nosso Cardeal Patriarca, D. José Policarpo. Começou por nos saudar, referindo que “o futuro da Igreja está aqui” e falou-nos um pouco da evangelização e da missão. Referiu que a missão de Jesus era evangelizar e que nós, enquanto seus discípulos – «Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21) – temos o mesmo dever, mas que para isso devemos procurar conhecer a fé da Igreja para a pudermos transmitir correctamente.

Após este momento, dirigimo-nos para o Mosteiro dos Jerónimos (Paróquia de Santa Maria de Belém), onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Cardeal Patriarca. Na homilia, salientou a necessidade de todos os Baptizados evangelizarem, superando todos os obstáculos que o mundo dos dias de hoje nos coloca. Falou-nos ainda do dia Mundial das Vocações, IV Domingo da Páscoa, em que o Evangelho nos fala da figura de Jesus, como o Bom Pastor, que guia a suas ovelhas, que «escutam a minha voz» (Jo 10, 27), referindo que se Deus tem um projecto para cada um nós, nós devemos escutá-lo e deixar os nossos planos de parte, exemplificando com a transformação de Saulo em S. Paulo, que ouviu a voz do seu Pastor.

Tendo terminado a celebração Eucarística, o encontrou acabou com um concerto animado pelo grupo Anima Christi, no Colégio Casa Pia.

No final, o Grupo de Jovens do Sobreiro voltou para casa, não esquecendo a grande mensagem desta X Jornada Diocesana da Juventude:

«Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura!
  Quem crer e for baptizado será salvo» (Mc 16, 15-16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics