A Basílica de Mafra acolheu toda a Vigararia no passado Sábado, dia 10 de Novembro, para uma conferência com a Irmã Ângela Coelho, Postuladora para a Causa de Canonização dos Pastorinhos de Fátima.
Depois de um pequeno momento de oração, no qual se entoou o Hino dos Pastorinhos e foi lido um excerto da homilia do Papa João Paulo II no dia da beatificação destes dois pequenos videntes, a palavra foi dada à Irmã Ângela que começou por apresentar a história de vida do Francisco e da Jacinta.
Foi um momento marcante, pois foram dados a conhecer episódios menos divulgados do quotidiano dos Pastorinhos, assim como acontecimentos extraordinários que ocorreram após a morte de ambos. A título de exemplo, foi descrito pela Irmã o facto de, na transladação dos restos mortais do Francisco para a Basílica de Fátima, um dos elementos de identificação foi um rosário de 148 contas, com as restantes fraccionadas, que se encontrava no caixão. A propósito do post-mortem da Jacinta, foi apresentada a fotografia que mostrava o rosto incorrupto desta criança, 15 anos após a sua morte.
Com bastante entusiasmo e notória alegria, a Postuladora referiu que apesar de todos os sofrimentos e dificuldades que estes dois pequenos viveram, aceitaram o desafio proposto pelo Céu - “Quereis oferecer-vos a Deus?” - com convicção, alegria e total entrega à vontade de Deus. Também nós, no nosso dia-a-dia, somos convidados a sermos anunciadores da alegria de acreditar, mesmo nos momentos mais difíceis.
Relativamente ao percurso espiritual destas duas pequenas crianças, foi desmistificada a ideia de que ‘sempre foram santos’. Na verdade, tanto a Jacinta como o Francisco, antes das aparições, tinham alguns defeitos, e um temperamento marcado por algum capricho e egocentrismo.
Nestas duas vidas resume-se grande parte da doutrina da Igreja Católica: a Entrega incondicional a Deus, o Amor a Nossa Senhora, a Devoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e o Amor à Igreja e ao Santo Padre.
Por fim, foi possibilitada aos presentes a oportunidade de colocarem questões à Irmã sobre a Mensagem de Fátima e o Testemunho de Vida destes dois Pastorinhos.
Terminado este tempo de diálogo, fez-se uma oração final pedindo pela Canonização do Francisco e da Jacinta, após a qual a JMV Sobreiro agradeceu a presença da Irmã Ângela e o testemunho de fé apresentado.
Que esta Conferência leve, não só aos que nela participaram, mas a todos, a rezar aos Beatos Francisco e Jacinta, pedindo também a Deus pela Canonização destas duas testemunhas vivas de Fé.
Sem comentários:
Enviar um comentário