"Raios de Luz"


quinta-feira, 10 de março de 2011

A história cristã do carnaval

A origem dos festejos de Entrudo é pré-cristã, ligando-se posteriormente à Quaresma, que começa no dia a seguir à terça-feira de Carnaval, A palavra Carnaval segundo algumas interpretações deriva da expressão latina “carne vale!” (adeus, carne!) ou de “carne levamen” (supressão da carne), prenunciando a entrada num tempo marcado pelos apelos a uma prática mais intensa do jejum, esmola e oração, evidentemente, para o início do período da Quaresma.
O carnaval é uma festividade popular colectiva, periódica e agrária. Teve como verdadeiros iniciadores os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no ano 4.000 a.C., e uma segunda origem, por assim dizer, nas festas pagãs greco-romanas que celebravam as colheitas, entre o séc. VII e VI d.C.
A Igreja viria contudo a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma. Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II. Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência
Olhando para o calendário, rapidamente se percebe que é a Páscoa quem rege o Carnaval: a Páscoa é celebrada no primeiro Domingo da lua cheia após o equinócio da primavera, no hemisfério Norte. O carnaval acontece então entre 3 de Fevereiro e 9 de Março, sempre quarenta e sete dias antes da Páscoa, ou seja, após o sétimo Domingo que antecede o Domingo de Páscoa.
Tertuliano, São Cipriano, São Clemente de Alexandria e o Papa Inocêncio II foram grandes inimigos do carnaval. Mas, no ano 590, a Igreja Católica permite que se realizem os festejos do Carnaval, que consistiam em desfiles e espectáculos de carácter cómico.
No séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a evolução do Carnaval, imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras, quando permitiu que, em frente ao seu palácio, se realizasse o Carnaval romano, com corridas de cavalos, carros alegóricos, corridas de corcundas, lançamento de ovos, água e farinha e outras manifestações populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics