"Raios de Luz"


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Canto das Janeiras

O que é isso de cantar as Janeiras???
Coisas de Aldeia?! ...de velhos!? ...de outros tempos?!

Cantar as Janeiras, no Sobreiro, é uma tradição com mais de 20 anos!
Todos os anos, do Natal aos Reis um grupo de pessoas ligadas à Igreja do Sobreiro sai à rua para desejar as boas festas, cumprimentar a população desta aldeia com cerca de 800 habitações e angariar alguns fundos...  Do dia 26 de Dezembro ao dia 6 de Janeiro pelas ruas e casas do Sobreiro ouvem-se vozes afinadas (nem sempre!), instrumentos tradicionais e muito boa disposição!
Inicialmente este acontecimento era assegurado pelo grupo coral da igreja, que com o passar dos anos foi "evelhecendo", deixando aos jovens esta simpática tarefa. Actualmente é o Grupo de Jovens Cristãos do Sobreiro que assegura as Janeiras, contando com a presenças de algumas "corajosas" crianças da nossa catequese.
Todos os anos juntamos "generosas" ofertas da população que se destinam sempre a melhoramentos na nossa igreja... Com esta actividade já se comprou desde o órgão da igreja, ao sistema de som da mesma passando da aparelhagem aos microfones, uma fotocopiadora, um datashow, o recheio do auditório, um cálice, alguns dos vários instrumentos que utilizamos e até já se pediu para pintar a Igreja!
Mas, não dando tanta importância à parte monetária, actualmente esta tradição destaca-se pelo carinho que muitas pessoas têm em abrir-nos as portas de casa, em partilharem a sua mesa festiva e em brindarem connosco "à saúde dos donos da casa"... Ano após ano, felizmente, são cada vez mais as casas que nos abrem as portas e nós nunca recusamos um copinho de Vinho do Porto ou, os mais novos, um chocolatinho! De há 3 anos a esta parte, para assinalar o facto de sermos cristãos e para "evangelizar", o grupo lembrou-se de fazer umas pagelas com uma oração que deixamos em todas as casas por onde passamos como recordação.
Das Lameiras ao alto dos Queridos passando pela zona do parque campismo, das Compridas à Saibreira, da Relva ao Casal da Serra, do Paúl à Arrebenta, da 25 de Abril à Carlos Galrão, da estrada nacional à 1.º de Maio, passando pela Amendoeira, Fonte Santa e Brejo, sem esquecer a Zona Centro e o Largo de São Sebastião, não há casa que não aguarde a passagem do grupo das janeiras!
Ficam algumas fotos do ano passado...












Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics