«O Concílio Tridentino,
baseando-se nesta fé da Igreja, 'afirma clara e simplesmente que, no
augusto Sacramento da Santa Eucaristia, depois da consagração do pão e do
vinho, Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, está
presente verdadeira, real e substancialmente, sob a aparência destas realidades
sensíveis'. Portanto, o nosso Salvador, está presente com a Sua humanidade
não só à direita do Pai, segundo o modo de existir natural, mas também no
Sacramento da Eucaristia 'segundo um modo de existir, que nós, com
palavras mal conseguimos exprimir, mas com a inteligência iluminada pela fé
podemos reconhecer como possível a Deus, e que devemos aceitar firmissimamente como
real'.
Todavia, para que ninguém
entenda mal este modo de presença que supera as leis da natureza e constitui no
seu género o maior dos milagres, é necessário escutar com docilidade a voz
da Igreja docente e orante. Esta voz, que repete continuamente a voz de Cristo,
ensina-nos que, neste Sacramento, Cristo Se torna presente pela conversão de toda
a substância do pão no Seu Corpo e de toda a substância do vinho no Seu Sangue;
conversão admirável e sem paralelo, que a Igreja Católica chama, com razão e
propriedade, "transubstanciação".
O culto devido ao
Sacramento Eucarístico, professou-o e professa-o a Igreja Católica, não só
durante a Missa mas também fora dela, conservando com o maior cuidado as
hóstias consagradas, expondo-as à solene veneração dos fiéis, e levando-as em
procissão vitoriadas por grandes multidões.
O Sacramento eucarístico é sinal e causa da comunidade do Corpo Místico, e produz nas pessoas mais fervorosas um espírito eclesial activo! Não deixeis nunca de persuadir os vossos fiéis a que, aproximando-se do Mistério eucarístico, aprendam a tomar como própria a causa da Igreja, a dirigir-se a Deus sem descanso, a oferecer-se a si mesmos ao Senhor, como sacrifício agradável, pela paz e unidade da Igreja; a fim de que todos os filhos da Igreja sejam uma só coisa e tenham um mesmo sentimento, nem haja entre eles divisões, mas sejam perfeitos num mesmo espírito e mentalidade».
O Sacramento eucarístico é sinal e causa da comunidade do Corpo Místico, e produz nas pessoas mais fervorosas um espírito eclesial activo! Não deixeis nunca de persuadir os vossos fiéis a que, aproximando-se do Mistério eucarístico, aprendam a tomar como própria a causa da Igreja, a dirigir-se a Deus sem descanso, a oferecer-se a si mesmos ao Senhor, como sacrifício agradável, pela paz e unidade da Igreja; a fim de que todos os filhos da Igreja sejam uma só coisa e tenham um mesmo sentimento, nem haja entre eles divisões, mas sejam perfeitos num mesmo espírito e mentalidade».
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:
- com partituras
- com partituras
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- Entrada: O Senhor alimentou-nos - CEC II, p. 165
- Salmo: Jerusalém, louva o teu Senhor
- Sequência do Corpo de Deus: Terra exulta de alegria
- Comunhão: Bendito sejas Senhor - A. Cartageno
- Pós-Comunhão: O Senhor deu-lhes o Pão do Céu - Az. Oliveira
- com partituras
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