"Raios de Luz"


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Sei quem Tu és: o Santo de Deus!"

O Evangelho do próximo Domingo narra a cura de um possesso durante uma reunião do povo na sinagoga. O homem era "possuído por um espírito mau", isto é, deixava-se levar pelas forças do mal. Essas forças podem vir do Demónio, do mundo pecador, ou de dentro de nós mesmos, devido à inclinação para o mal, consequência do pecado original que herdamos de Adão e Eva. 


O povo ficava admirado, porque Jesus falava com autoridade e transmitia segurança. Ao ouvir Jesus, percebendo que Ele podia afastar o mal, o possesso atacou Jesus:  "Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder?" Mas acabou por confessar que Cristo é realmente o Messias: "Eu sei quem tu és: o Santo de Deus".

Na nossa vida diária, deparamo-nos muitas vezes com forças que se opõem à Verdade e escravizam as pessoas. Essas forças estão reunidas sob o comando de um ser: o Demónio. Aparentemente cada um faz o mal por sua própria conta. Mas, na realidade, todos os que praticam o mal estão ao serviço do Inimigo, que os escraviza com as suas mentiras e com uma dissimulada incitação ao pecado.

Jesus é "o Santo". Aquele que está acima das forças do mal, visíveis e as invisíveis. Nós, como cristãos, somos chamados a denunciar e desmascarar as maldades escondidas ou disfarçadas nesta sociedade pecadora. Seremos certamente atacados, caluniados e até mesmo perseguidos, mas no fim seremos recompensados. Deus estará connosco e a vitória é certa. Para isso precisamos de viver firmes na fé e não ficar inseguros diante das investidas do Mal.

Jesus falou com autoridade. Nós, para falarmos com autoridade, precisamos ter fé convicta e viver em conformidade com essa mesma fé que professamos. Assim teremos também autoridade sobre o mal que está em nós ou nos outros.

Fonte (adaptado)

Sobreiro irá acolher Encontro Sub-16 da JMV


Entre os dias 17 e 20 de Fevereiro, a JMV Sobreiro acolhe o Encontro Sub-16 da Região Sul. Este encontro destina-se a jovens entre os 13 e os 16 anos de idade e visa dar a conhecer a Juventude Mariana Vicentina. 

Não se esqueçam que as inscrições são até dia 5 de Fevereiro

Mais informações disponíveis no site do Conselho Regional Sul.

CONTAMOS CONVOSCO!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Nós vimos a Sua estrela, viemos adorá-Lo"

O Tempo do Natal é a memória da Manifestação do Senhor a todos os povos da Terra. Esta manifestação é especialmente evidenciada na Solenidade da Epifania que celebramos no próximo Domingo. 

São Mateus narra, no Evangelho, que Cristo é Deus verdadeiro na sua divindade e verdadeiro homem na carne de David. As ofertas dos Magos reconhecem, com o ouro, o Seu Reinado; com o incenso, a Sua Divindade; com a mirra, sua natureza humana no sofrimento.

Estes homens de sabedoria, não só de ciência, buscaram nas estrelas as respostas para suas questões. Mas que estrela é esta? Para o Santo Padre, "a grande estrela, a verdadeira Supernova que nos guia é o próprio Cristo. Ele é a explosão do amor de Deus, que faz brilhar sobre o mundo o grande fulgor do seu coração. Os Magos do Oriente, como os Santos, nos indicam o caminho. Neles, o contacto com a Palavra de Deus provocou uma explosão de luz através da qual o esplendor de Deus ilumina este nosso mundo e nos indica o caminho”. (Homilia de Bento XVI, na celebração da Epifania a 6 de Janeiro de2012).

"Com estes homens - continua o Papa - tem início a peregrinação da humanidade rumo a Jesus Cristo: rumo àquele Deus que nasceu num estábulo, que morreu na cruz e, Ressuscitado, permanece connosco todos os dias até ao fim do mundo”.

Aprendamos com os Magos, reconhecendo em Cristo o Deus verdadeiro que tomou a nossa condição humana, e vendo n'Ele o nosso Rei e Senhor.

Analytics