"Raios de Luz"


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Theotokos - Santa Maria Mãe de Deus


No primeiro dia do ano a Igreja celebra a Solenidade de Maria Santíssima sob o título de «Theotokos - Mãe de Deus». A Virgem Mãe, Filha de Seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com verdade e amor filial de Mãe

A Solenidade que a Igreja celebra actualmente no primeiro dia do ano foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental, substituindo assim, o costume pagão das dádivas, no entanto, nem sempre foi celebrada no dia 1 de Janeiro. Desde 1931 que era celebrada no dia 11 de Outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data actual, na qual se comemorava a Circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido.

Deus fez-se carne por intermédio de Maria. A Virgem Santíssima é então o ponto de união entre o Céu e a Terra. Contribuiu para a obtenção da plenitude dos tempos.  O próprio Jesus através do apóstolo São Lucas, diz: "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto". Portanto, pelo fruto se conhece a árvore.

Santa Isabel, quando recebeu a visita de Maria, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre."  O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita a árvore que é Maria. Maria é de Jesus e Jesus é de Maria.

Que a contemplação deste mistério exerça em nós a confiança inabalável na Misericórdia de Deus, para nos levar ao caminho recto, com a certeza do Seu auxílio, para abandonarmos a vida de pecado e vivermos em Jesus Cristo, que nos conduz à Vida Eterna.

Entreguemos o novo ano à protecção de Maria Santíssima que, quando se tornou Mãe de Deus, fez-se também nossa Mãe.


Proposta de Cânticos para Missa:

Entrada: Salvé, ó Virgem Maria - CECI 65
Ofertório: Jesus Cristo, ontem e hoje - CECI 66
Comunhão: O Trigo que Deus semeou - C. Silva
Acção de Graças: Senhor trazei-nos a paz - CECII 155
Fim / Beija-Menino: Vinde adoremos (Adeste fideles) - CT 301


CEC I e II - Cânticos de Entrada e de Comunhão (I e IIVolume);
CT - Cantemos Todos;



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics