"Raios de Luz"


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alegrai-vos porque o Senhor está a chegar!


"Alegrai-vos porque o Senhor está a chegar" é o convite que nos é feito neste terceiro Domingo do Advento, conhecido por essa razão por Gaudete, Domingo da alegria.

O Advento pede-nos uma preparação digna, cheia de motivações, para um acontecimento tão significativo como o Nascimento de Jesus. A Palavra de Deus exorta-nos a expressar a nossa alegria, porque o Senhor está a chegar!

No Evangelho deste Domingo, os intervenientes perguntam a João Baptista "o que devemos fazer?". Também nós nos devemos muitas vezes perguntar "que fazer?" para preparar dignamente o nosso coração para acolhermos a chegada do Verbo de Deus feito Homem.

João propõe três atitudes concretas para quem quer fazer a experiência de conversão e de encontro com o Senhor que está para chegar:
Ao povo que seguia o Percussor, é recomendada uma sensibilidade às necessidades dos outros, isto é, a partilha dos bens que temos com aqueles que nada têm. Para os publicanos, que eram os cobradores de impostos da época, João exorta-os a não explorarem os outros nem a usar de esquemas ilícitos para enriquecer. Aos soldados, pede que não usem de violência, e para não abusar do poder contra os fracos e indefesos.

E nós, em que grupo nos incluímos? Quantas vezes fazemos dos nossos irmãos os nossos escravos? Quantas vezes usamos de violência não só física, mas acima de tudo psicológica, com o objectivo de termos aquilo que erradamente ambicionamos?

O Evangelho continua com o anúncio por parte de João de um Baptismo no Espírito Santo. João pregava um Baptismo de arrependimento, mas "Aquele que há-de vir de quem eu não sou digno de desatar as correias das sandálias" traz ao mundo um Baptismo no qual se recebe a Vida em Deus que actua no coração de cada um, fazendo com que o homem velho (marcado pelo egoísmo e pela centralidade em si mesmo) seja capaz de partilhar a vida e amar com Jesus.

Intensifiquemos a nossa oração! É necessário que nos dirijamos ao Senhor e que lhe abramos a nossa alma com toda a confiança. E aí encontraremos a fonte da alegria.

Uma alma triste está à mercê de muitas tentações. Quantos pecados se têm cometido à sombra da tristeza! Por outro lado, quando a alma está alegre, abre-se e é estímulo para os outros; quando está triste, obscurece e faz mal aos que estão à sua volta.

A tristeza nasce do egoísmo, de pensarmos em nós mesmos, esquecendo os outros. Quem anda excessivamente preocupado consigo próprio dificilmente encontrará a alegria da abertura para Deus e para os outros.

Procuremos com o auxílio da Virgem Mãe sermos alegres no nosso dia e viver de acordo com o Baptismo que recebemos, transformando o que há de "velho" em nós em Homem Novo, marcado pelo arrependimento e pelo amor a Deus e ao próximo.



Proposta de Cânticos para a Missa:

Entrada:  Alegrai-vos sempre no Senhor  (J.P. Martins - CEC I)
Ofertório: Preparai os caminhos do Senhor (M. Carneiro)
Comunhão: Vinde comer do meu pão (C. Silva)
Acção de Graças: O Espírito de Deus (Autor desconhecido)
Fim:  Abri de par em par (C. Silva - OC 25)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics